Pilates

Pilates
Studio Ki

Páginas

domingo, 9 de março de 2014

Sorocaba recebe estação hidrológica para monitorar rio

Principal função será de alertar os cidadãos

O nível do rio Sorocaba mediante chuvas será monitorado, a partir de agora, por uma estação hidrológica localizada na ponte Francisco Delosso. O equipamento instalado na tarde desta quinta-feira (6) é resultado de um convênio com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
De acordo com a coordenação da Defesa Civil de Sorocaba, a nova estação hidrológica dará condições da adoção de medidas preventivas visando à tranquilidade e a segurança do cidadão, seja no que diz respeito ao trânsito - com fechamento de vias e desvio de tráfego, seja quanto ao atendimento daquelas pessoas que vivem nas áreas de alagamento ou proximidades do rio. É uma forma de identificar as vulnerabilidades e planejar as ações com antecedência.

Índice pluviométrico
O convênio entre Prefeitura e Cemaden ainda prevê para Sorocaba dois novos pluviômetros automáticos que darão, em tempo real, o índice de chuva.
Os novos equipamentos serão instalados em Aparecidinha e no Jardim Tatiane, cabeceira do córrego Itanguá. Com isso, a cidade passa a contar com oito pontos de monitoria pluviométrica; as outras, em funcionamento, estão localizadas no aterro sanitário, no Jardim Abaeté, no Bairro dos Morros, na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, no Paço, no Alto da Boa Vista, na Vila Helena, na área do Lar São Vicente de Paulo e na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Éden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Mais